O JUIZ

O JUIZ
ebook
Ficha técnica
Editorial:
PLANETA MANUSCRITO
Materia
NARRATIVA EN CASTELLANO
ISBN:
978-989-657-964-7
Formato:
Epublication content package
Derechos eBook:
Imprimible: Prohibido.
Copiar/pegar: Prohibido.
Compartir: 6 dispositivos permitidos.
DRM
Si
Colección:
PLANETA MANUSCRITO

12,99 €

A primeira biografia do homem que mandou deter José Sócrates e Ricardo Salgado.

Operação Marquês, Furacão, Labirinto, Monte Branco; casos Portucale, BPN, Submarinos e Freeport ? todos passaram pelas mãos do juiz mais admirado e ao mesmo tempo mais criticado de Portugal. Descrevem-se as maneiras de pensar, agir e decidir do magistrado, até as ameaças que já sofreu. Baseado em dezenas de conversas com amigos próximos, consulta de processos e entrevistas a elementos da classe jurídica críticos da sua actuação. 

Este livro descreve as maneiras de pensar, agir e decidir de um magistrado que Portugal inteiro conhece como «superjuiz», pelo seu arrojo em desafiar os mais poderosos e por ter na mão os maiores e mais mediáticos processos da justiça portuguesa dos últimos anos.

Não será certamente um herói, mas um homem, falível, que é imperativo conhecer. Das sessões de acupunctura aos convívios em Mação, da forretice à bricolage, das ameaças que já sofreu à contemplação das estrelas: eis o juiz sem medo na intimidade.

Resultado de uma investigação exaustiva das autoras, ambas jornalistas, dezenas de conversas com amigos próximos, consulta de processos e entrevistas a elementos da classe jurídica críticos da sua actuação, aqui está o retrato do meticuloso juiz que tanto se esmera na elaboração dos seus despachos como pode ser visto no imaculado gabinete onde os redige de pano do pó na mão.

Além de José Sócrates e Ricardo Salgado, Carlos Alexandre já constituiu arguidos altos membros da elite política e económica do país, como os ex-ministros Armando Vara e Dias Loureiro, o antigo banqueiro Oliveira e Costa, o antigo administrador da PT Zeinal Bava, o ex-autarca Isaltino Morais e o então director do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Jarmela Palos.

Assumidamente viciado em trabalho e intolerante à mais leve suspeita de abuso de poder, é ténue a linha que separa a sua determinação dos excessos que muitos lhe apontam.

Uma biografia completa de um juiz tão determinado como determinante em numerosos casos mediáticos que tanto impacto têm tido na opinião pública portuguesa.